DEVOCIONAL
DEVOCIONAL

As Tentações do Maligno. 

Satanás é o inimigo de Deus. E como tudo começou? Alguns estudiosos vê nesses versículos no livro de Isaías uma referência ao mesmo:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo". (Isaías 14.12-15).

Observando os termos "caístes do céu", "lançado por terra", "prostravas as nações" (nesse caso, possível sedução aos anjos), "acima das estrelas exaltarei meu trono" (ou seja, em uma posição acima dos anjos que rodeavam o trono de Deus), "serei semelhante ao Altíssimo". Começou dessa forma a cobiçar a posição divina, quis ter a mesma adoração recebida por Deus. Deus, em sua onisciência, descobriu seus maléficos planos e expulsou o anjo querubim.

Tudo começou no céu, onde ele seduziu parte dos anjos, achando que iria tomar o trono de Deus, desejou receber a mesma adoração recebida por Deus. Deus então criou o casal humano à sua imagem e semelhança, isso despertou seu ódio. Ainda hoje, no presente século, sua indignação persiste.

Sua perseguição e revolta foi demonstrada ao casal humano lá no Eden, quando usou de tentação, desafiando o homem à desobediência. Tudo para estragar o que Deus havia feito: um casal puro. Mentiu, dizendo que eles seriam iguais a Deus. O ódio dele em relação à humanidade é o fato de sermos "imagem e semelhança" de Deus. Ele nunca teve essa semelhança e perdeu sua imagem original durante sua queda. Outro exemplo claro é apresentado através da vida de Jó. Deus pergunta claramente a Satanás: "De onde tu vens?" ele responde: "De rodear a terra e passear por ela", e aí torna a vida de Jó um verdadeiro inferno (Jó 1.7). Mas Jó o venceu. Até porque escrito está: "Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós". (Tiago 4.7). Quando ele não encontra brecha para entrar, e se estabelecer, ele não tem outra saída a não ser bater em retirada.

De lá para cá, o ódio de Satanás contra tudo que Deus criou, determinou, e estabeleceu, tem sido constante, tentando transformar seres humanos em caricaturas monstruosas, adulterando seus gêneros, inclusive. Se Deus diz: "é para ser dessa forma". Ele vem descontruindo.

Deus não apenas quis criar o homem como também formou um povo para chamar de seu, no caso, Israel. Até hoje o Diabo não deixa esse povo em paz, a exemplo tivemos o holocausto e mais recentemente os ataques efetuados pelo Hamas no dia sete de outubro de 2023, dentre outras situações. O inimigo de Deus aproveita o fato desse povo ter rejeitado seu filho Jesus. A Bíblia demonstra claramente essa perseguição ao povo de Deus, em dado momento durante o reinado de Davi: "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou...". (I Crônicas 21.1). Referência a outra situação.

Como se não bastasse ele cria argumentos nos corações humanos, quando muitos questionam Deus em relação às suas ações, às maldades existentes, e quando afirmam que todas as religiões levam a Deus, contrariando a Bíblia que garante um caminho, através de Cristo. Enchem-se de quase ressentimentos ao considerar indevido o fato de Deus ter um povo que lhe é próprio, quando todos os povos deveriam estar no mesmo patamar de preferência divina. E está, uma vez que essas nações queiram unir-se a Deus através do elo Jesus. Todavia, suas escolhas os levam para mais longe de Deus.

Deus é soberano. Faz tudo como quer e não deve ser questionado: "Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes?..." (Isaías 45.9).

Nem mesmo Jesus, o filho do Deus Todo Poderoso, escapou de suas investidas: "Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães". (Mateus 4.3). Portanto, prossigamos, em Cristo Jesus, vencendo-o!

***

 

Como chegar até Deus?

 

Você quer ver Deus, quando partir "dessa"? A Bíblia nos dá uma receita: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus". (Mateus 5.8). O salmista chega a interrogar: "Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe suborno contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado". (Salmo 15.1-5). Ser limpo de coração é não ser maldoso, significa um coração sincero, que busca a Deus com puras intenções. É viver diante de Deus e das pessoas de maneira transparente, sem máscaras. Que faz o bem não para exibir-se, mas por bondade. É um coração livre de rancor, ódio, inveja e orgulho. Jesus disse que assim sendo veremos a Deus, ou seja, estaremos com ele face a face,


***

O amor de Deus

 

"Não é Efraim meu filho querido? filhinho em quem me deleito? Pois quantas vezes falo contra ele, tantas vezes me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o Senhor". (Jeremias 31.20). Veja o que é o amor de Deus. Deus falava a Efraim sobre suas más atitudes que lhe desagradavam. No entanto, ao pensar em Efraim  fazia-o solicitamente, ou seja, de forma atenciosa, cuidadosa e prestativa. Que amor é esse?! Como um pai amoroso, o Senhor o repreendia, mas, ao mesmo tempo, não deixava de pensar em seu filho. A Bíblia nos diz que Deus castiga a todo o que ama, assim como um pai corrige um filho para seu próprio bem. Essa correção, embora dolorosa no momento, é vista como uma forma de correção. O objetivo não é punir, mas sim guiar a pessoa para que não se perca. Quando Deus castiga, e ele castiga sim, não é por ser um Deus carrasco. Essa é uma forma de atrair o ser humano à razão. Contudo, em algumas situações, o próprio homem atrai a ira de Deus. Deus não castiga sem motivos. Vejamos: "Tu me rejeitaste, diz o Senhor, voltaste para trás; por isso estenderei a minha mão contra ti, e te destruirei; estou cansado de me abrandar". (Jeremias 15.6). Em dado momento Deus fala dessa maneira ao povo rebelde Israel. Eles deixavam a Deus e se prostavam ante outros deuses, estátuas, ídolos, e isso era abominável, Deus estava sempre alertando: "Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti". (Jeremias 6.8). Ai daquele que o Senhor o abandona! Muitas vezes Deus castiga a terra, e por quê? A Bíblia nos dá os motivos: "Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra". (Jeremias 5.30). A terra está cheia de violência, prostituição e idolatria. Sua mão pesa na natureza: "...manchaste a terra com suas devassidões e com a tua malícia. Pelo que foram retirados as chuvas..." Tudo o que Deus espera de cada um de nós é que voltemos ao princípio, quando Adão, antes da queda, conversava e tinha comunhão com Deus. Hoje, ao contrário, o ser humano se afasta cada vez mais de Deus. Seus castigos é uma forma de atrair o homem a si, é uma constante peleja. O que Deus ganha com isso se os maiores beneficiados seremos nós ao ganharmos a salvação? Tudo por um amor que não se explica. Portanto, vamos nos aproximar desse Deus, não questionemos suas ações e vontades. Deus é o Grande EU SOU!