Total de visitas: 87677
04 - Desempenho, função dos anjos
04 - Desempenho, função dos anjos

04 - Desempenho, função dos anjos

Não existe na Bíblia um personagem angélico denominado “Anjo da Guarda”, especificamente. Está implícito entre as muitas funções pelos anjos desempenhadas, tampouco que os mesmos ficam lado a lado tão logo a pessoa nasça. Não podemos afirmar que apenas determinado anjo pode executar determinada função. Considerando as várias ações, inclusive a de guardar, proteger, destacamos:

- Anjo com mensagem de anunciação

“Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição”. (Gênesis 16.11).

- Anjo ministrador de castigo

“E ao amanhecer os anjos apertavam com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo da cidade”. (Gênesis 19.15).

- Anjo anunciando libertação

“E apareceu-lhe o anjo do Senhor (...). Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel...”. (Êxodo 3.2-8).

- Anjo conselheiro

“Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este; não tenhas medo dele. Levantou-se, pois, e desceu com ele ao rei”. (II Reis 1.15).

- Anjo da morte

"Quando o SENHOR passar para matar os egípcios, verá o sangue ali nos batentes e não deixará que o Anjo da Morte entre nas suas casas para matá-los" Êxodo 12.23.

“Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres”. (II Reis 19.35).

- Anjo com a missão de destruir

“E Deus mandou um anjo a Jerusalém para destruí-la; e, estando ele prestes a destruí-la, o Senhor olhou e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta; agora retira a tua mão”. (I Crônicas 21.15).

- Anjo guerreiro

“Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes...”. (II Crônicas 32.21).

- Anjo do salvamento

“Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua presença os salvou...”. (Isaías 63.9).

- Anjo do livramento

“Falou Nabucodonosor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar algum deus, senão o seu Deus”. (Daniel 3.28).

- Anjo mensageiro, com mensagem de boas novas

“Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas...”. (Lucas 1.19).

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria”. (Lucas 2.10).

- Anjo da cura

“Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse”. (João 5.4).

- Anjo das revelações

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João...”. (Apocalipse 1.1).

- Anjo do direcionamento

“Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto”. (Atos 8.26).

- Os anjos conduzem a alma dos santos ao lar de Deus

“E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão...” (Lucas 16.22).

- No Grande Julgamento de Deus os anjos farão a separação entre o salvo e o perdido

“Assim será no fim do mundo: Sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos...”. (Mateus 13.49).

- Executarão os propósitos de Cristo. Na segunda vinda de Jesus farão grande alarido e ajuntarão os salvos, os escolhidos, em toda a Terra

“... e verão o Filho do Homem (Jesus) vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos (os fiéis, os preparados) desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”. (Mateus 24.30,31).

- Assistirão honraria aos salvos, aos vencedores

O que vencer (sendo fiel a Deus até o final da vida) será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos”. (Apocalipse 3.5).

“Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu”. (Marcos 13.26,27).

- Os anjos estarão com Jesus em sua segunda vinda

“Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras”. (Mateus 16.27).

- Os anjos mostram e decifram revelações

“Então perguntei: Meu Senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei o que estes são”. (Zacarias 1.9).  

- Um anjo providenciou alimento, de efeito sobrenatural, para um profeta

“E deitando-se (Elias) debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come... O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus”. (I Reis 19.5-8).

- Um anjo fez com que um sacerdote ficasse mudo

“Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas; e eis que ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo hão de cumprir-se” (Lucas 1.19,20).

- Um anjo orientou a missão de Cornélio e deu-lhe um endereço

“... cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe... ...envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; este se acha hospedado com um certo Simão, curtidor, cuja casa fica à beira-mar. Ele te dirá o que deves fazer”. (Atos 10.3-6).

- Não é qualquer um que vê anjo, prova disso são as virtudes de Cornélio

“Um homem em Cesareia, por nome Cornélio... piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus, cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio! Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus...”. (Atos 10.1-5).

Mas foi visto por uma jumenta

“Balaão levantou-se pela manhã, e albardou sua jumenta, e foi-se com os príncipes de Moabe. E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho... [...]. Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor que estava no caminho, com sua espada desembainhada na mão; pelo que se desviou do caminho e foi-se pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho [...]”. (Números 22.21-23).

- A lei mosaica foi entregue por eles

“... vós (judeus, acusadores de Cristo) que recebeste a lei por ordenação dos anjos e não a guardastes...”. (Atos 7.53).

- O anjo trouxe as revelações de Cristo contidas no Apocalipse

“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar a seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João...”. (Apocalipse 1.1).

- A um anjo (divino) foi confiada a chave do abismo

“E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo (inferno) e uma grande cadeia na mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, e amarrou-o por mil anos”. (Apocalipse 20.1).

- Pode nos livrar de tropeços espirituais

“Eles (os anjos) te sustentarão em suas mãos, para não tropeçares nalguma     pedra”. (Salmo 91.12).

- Nos tempos de Jesus um anjo tornava as águas milagrosas em Jerusalém

“Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse”. (João 5.2-4).

 

 

 

BÍBLIA de Estudo Pentecostal – AT e NT. Referências e Algumas Variantes. Trad. João F. de Almeida. São Paulo, CPAD/SBB, 1995.

BÍBLIA Sagrada (Eletrônica, AT e NT). Europa Multimídia. Programação: Leandro Calçada, Ilustração: Wilson Roberto Jr. Colaboração: Thélos Associação Cultural.

Vide tópico 56 - Referências Bibliográficas