Total de visitas: 18137
04 - Desempenho, função dos anjos
04 - Desempenho, função dos anjos

04 - Desempenho, função dos anjos

Não existe na Bíblia um personagem angélico denominado “Anjo da Guarda”, especificamente. Está implícito entre as muitas funções pelos anjos desempenhadas, nem que os mesmos ficam lado a lado tão logo a pessoa nasça. Não podemos afirmar que apenas determinado anjo pode executar determinada função. Considerando as várias ações, inclusive a de guardar, proteger, destacamos:

- Anjo com mensagem de anunciação

“Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição” (Gênesis 16.11).

- Anjo ministrador de castigo

“E ao amanhecer os anjos apertavam com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo da cidade” (Gênesis 19.15).

- Anjo anunciando a Libertação

“E apareceu-lhe o anjo do Senhor (...). Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel...” (Êxodo 3.2-8).

- Anjo conselheiro

“Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este; não tenhas medo dele. Levantou-se, pois, e desceu com ele ao rei” (II Reis 1.15).

- Anjo da morte

“Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos cadáveres” (II Reis 19.35).

- Anjo com a missão de destruir

“E Deus mandou um anjo a Jerusalém para destruí-la; e, estando ele prestes a destruí-la, o Senhor olhou e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta; agora retira a tua mão” (I Crônicas 21.15).

- Anjo guerreiro

“Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes...” (II Crônicas 32.21).

- Anjo do salvamento

“Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua presença os salvou...” (Isaías 63.9).

- Anjo do livramento

“Falou Nabucodonosor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar a deus algum, senão o seu Deu” (Daniel 3.28).

- Anjo mensageiro, com mensagem de boas novas

“Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas...” (Lucas 1.19).

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria” (Lucas 2.10).

- Anjo da cura

“Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5.4).

- Anjo das revelações

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João...” (Apocalipse 1.1).

- Anjo do direcionamento

“Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto” (Atos 8.26).

 

BÍBLIA de Estudo Pentecostal – AT e NT. Referências e Algumas Variantes. Trad. João F. de Almeida. São Paulo, CPAD/SBB, 1995.

BÍBLIA Sagrada (Eletrônica, AT e NT). Europa Multimídia. Programação: Leandro Calçada, Ilustração: Wilson Roberto Jr. Colaboração: Thélos Associação Cultural.

Vide tópico 56 - Referências Bibliográficas