06 - Mulheres que viram anjos
- Agar
“... disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face. Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo. Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora...” (Gênesis 16.6-9).
- Mulher de Manoá, mãe de Sansão
“Havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não lhe dera filhos. Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será...” (Juízes 13.2-5).
- Maria, mãe de Jesus
“Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve agraciada o nome da virgem era Maria; o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus” (Lucas 1.26-31).
- Maria Madalena e outra mulher, também chamada Maria
“No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia...” (Mateus 23.1-6).
Mulheres que, possivelmente, não tenham entendido que se tratava de anjo que as visitava
- Sara
No capítulo 18 de Gênesis três anjos aparecem a Abraão, em forma humana, mas Abraão quando os vê, se prostra e chama um deles de "Meu Senhor". Abraão o identificou dessa maneira. Quanto a Sara é de se supor que ela, provavelmente, e a princípio, não os viu como anjos enviados pelo Senhor. Tanto que ao receber uma profecia por parte do anjo sorriu zombeteira, meio incrédula, pois a grande promessa era que ela teria um filho, considerando que Sara estava bem idosa, o sorriso dela significava um pouco de incredulidade. Não creio que ela tivesse consciência da grandiosidade defronte a ela.
- Mulher de Ló
No capítulo 19 de Gênesis é a vez de Ló receber a visita dos anjos, nesse caso, apenas dois, eles tomaram forma humana. O posicionamento de Ló foi diferenciado da esposa que aparece na narrativa meio apática quanto ao fato de estar diante de dois homens. Ela viu toda a confusão dos homens ímpios querendo invadir a casa deles para arrancar os hóspedes divinos de lá. Ela ouviu a sentença que os anjos tinha determinado para aquela cidade, aquele povo, bem como a ordem "não olhem para trás". Ela desobedeceu e lá foi aniquilada. O salário do pecado é mesmo a morte.
BÍBLIA Sagrada (Eletrônica, AT e NT). Europa Multimídia. Programação: Leandro Calçada, Ilustração: Wilson Roberto Jr. Colaboração: Thélos Associação Cultural.