Total de visitas: 18190
27 - Magia
27 - Magia

27 - Magia

Um dos temas mais citados por Paulo Coelho:

“– Uma coisa que seja importante para mim? – J. pensou um pouco, antes de responder. Magia”. (As Valkírias -pdf-meocloud - p. 3).

“Arte ou ciência oculta relacionada com a crença em poderes sobre-humanos” (Wikipédia). Por meio de certos atos e palavras, e com ajuda de espíritos, a magia pretende conhecer o futuro, encontrar ajuda para os problemas da vida e realizar coisas fora do comum. Já nos tempos bíblicos a magia incluía adivinhação, predição (agouro), astrologia, encantamento, feitiçaria, necromancia, etc.

O Velho Testamento dá mais conta desse assunto, não encontramos o termo magia, mas os praticantes dela são chamados de ‘magos’ ou ‘mágicos’. A Bíblia exemplifica os egípcios como os primeiros povos a fazerem uso dessa arte, considerando os primeiros livros bíblicos e não a ordem cronológica.

“...Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços...” (Ezequiel 13.18).

“Pulseiras mágicas”. Isso nos lembra àquelas pulseiras e anéis com o “olho que tudo vê”.

“Muitos também dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos...” (Atos 19.19).

Israel, o povo escolhido e exclusivo de Deus, tinha inclinação para se deixar levar por essas práticas. Deus condenava tal atitude e impunha regras para que o povo não se misturasse com as nações consideradas estranhas, através de casamento, para não absorver tais ensinos, inclusive o de idolatria.

 “Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro... ...não vos mistureis com estas nações que ainda restam entre vós; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis” (Josué 23.6,7).

“... vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, das abominações dos cananeus... ...de maneira que a raça santa se tem misturado com os povos de outras terras; e até os oficiais e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. Ouvindo eu isto... ...sentei-me atônito” (Esdras 9.1-7).

“... antes se misturaram com as nações, e aprenderam as suas obras”. (Salmo 106.35).

 

 

 

BÍBLIA de Estudo Pentecostal – AT e NT. Referências e Algumas Variantes. Trad. João F. de Almeida. São Paulo, CPAD/SBB, 1995 (ISBN 85-263-0048-2-BEP).

BÍBLIA Sagrada (Eletrônica, AT e NT). Europa Multimídia. Programação: Leandro Calçada, Ilustração: Wilson Roberto Jr. Colaboração: Thélos Associação Cultural.

http://www.wikipedia.org/wiki/magia

As Valkírias – pdf-https://meocloud.pt/link - https://cld.pt/dl/download/

Vide tópico 56 - Referências Bibliográficas