Total de visitas: 8571
21 - A Bíblia e a ciência
21 - A Bíblia e a ciência

 21 - A Bíblia e a ciência

- A Bíblia explica que o homem foi formado do pó da terra

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2.7).

- Do barro

“... eu (Eliú) também fui formado do barro(Jó 33.6).

“Fato este, motivo para escárnio por parte dos ateus pelo menos até 1982, quando os cientistas descobriram que os elementos químicos presentes na Terra, encontrados no barro, estavam presentes no ser humano. A Bíblia acertou exatamente o alvo!” Assim informa o blog “ateísmo refutado” e "defendendo a fé cristã". Veja a interessante comparação desses elementos químicos:

                PÓ DA TERRA                                              CORPO HUMANO

                    Sódio                                                            Sódio

                    Potássio                                                        Potássio

                    Cloreto                                                          Cloreto

                    Cálcio                                                            Cálcio

                    Magnésio                                                       Magnésio                                              

                    Bicarbonato                                                    Bicarbonato

                    Sulfato                                                          Sulfato                                                                   

                     Ferro                                                             Ferro

                     Fosfato                                                         Fosfato                                           

“A descrição bíblica sobre Deus criar a mulher a partir da costela de Adão (Gn 2.21), não é por acaso, uma vez que é perfeitamente científica. O processo que Deus usou foi uma forma simples: primeiro fez cair um “sono profundo” (anestesia geral) sobre Adão. Depois removeu uma de suas costelas e transformou essa costela em uma mulher”.

“Mas por que a costela? Porque na costela existe medula óssea vermelha, onde é encontrado célula-tronco, segundo a ciência. Deus fez a “clonagem” da costela, por que ele sabia que ali estava o órgão perfeito para um “similar”, porém, feminino”.

“A Bíblia também indica que toda a humanidade descende de uma única mulher (Eva), isso foi confirmado pela ciência moderna, quando pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que todos os humanos eram descendentes de uma única mulher, ao que denominaram de “Eva Mitocondrial”. Para chegar a esta conclusão eles se basearam na análise do DNA extraído das mitocôndrias, que é transmitido somente pela linhagem feminina”.

“Ficou constatado que os DNAs mitocondrial de mulheres de vários grupos étnicos são todos iguais, o que significa que todos possuem o mesmo antepassado. A ciência descobriu isso em 1986, mas a Bíblia já dizia isso desde 1450 a.C., quando afirmava que somos descendentes da primeira mulher criada por Deus”.

O ciclo da água ou o que os cientistas chamam de ciclo hidrológico, já era descrito pela Bíblia

Do oceano a água é elevada, pela evaporação até as nuvens e no momento adequado volta para a terra e o ciclo começa tudo de novo. Três termos científicos resumem esse ciclo da água: evaporação, condensação e precipitação.

Veja os que nos diz o livro de Jó e o livro de Salmos:

“Eis que Deus é grande, e nós não o conhecemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. Pois atrai a si as gotas de água, e do seu vapor as destila em chuva, que as nuvens derramam e gotejam abundantemente sobre o homem. Poderá alguém entender as dilatações das nuvens...?” (Jó 36.26-29).

“Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos. Faz subir os vapores das extremidades da terra” (Salmo 135.6,7).

O ciclo da água é um fato aceito pela ciência moderna, mas foi descrito de modo impressionante na Palavra de Deus por Salomão há 3.000 anos.

“Todos os ribeiros vão para o mar, e, contudo, o mar não se enche...” (Salomão - Eclesiastes 1.7).

O sol evapora a água do oceano. O vapor da água sobe e se converte em nuvens, e a água nas nuvens cai novamente para terra (chuva), formando os rios que correm mais uma vez para o oceano.

Foi somente na época de Galileu (1630 d.C) que isto foi conhecido, mas Salomão já sabia deste ciclo 2500 anos antes da ciência, como foi citado no livro de Eclesiastes.

Deus prende as águas nas nuvens como se elas fossem coletadas num odre até que Ele considere a ocasião de soltá-las. O controle de tudo estão nas mãos dEle.

Do oceano os vapores sobem, mas a grande parte não retorna ao oceano, pois são levados pelos ventos e cai sobre a terra.

É espantoso como uma substância tão leve como o vapor da água contenha tão vasta quantidade de água!

Salomão também já sabia que “o vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos” (Eclesiastes 1.6). Apenas recentemente os aerologistas e meteorologistas descobriram que o vento “viaja formando circuitos”.

O que o homem não pode fazer, Deus faz todos os dias!

“Prende as águas em densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas” (Jó 26.8).

“A nuvem não se rasga (ou se rompe) debaixo delas”, por causa do peso das águas.

A grande maravilha é que toda essa água permanece ali, suspensa, sem explodir sobre a terra causando destruição. Embora às vezes a chuva caia mesmo de forma excessiva. Se Deus não prendesse as águas nas nuvens, elas irromperiam sobre a terra e provocariam devastação.

Essa é sua misericórdia, para quem crer, pois existem aqueles que afirmam que os sábios povos sumérios já falavam, por meio de estudo, sobre esse ciclo. Para quem escolhe não crer na Bíblia sempre haverá outra versão, que para estes é bem plausível. Fiquemos com a Bíblia. Mesmo sendo os sumérios os primeiros estudiosos, quem lhes deu tal sabedoria? Que força e poder se empenhou para que esse conhecimento chegasse até Jó centenas de anos antes? Quem disse isso a Jó, diretamente, foi o próprio Deus. Assim eu creio.

- A Bíblia já dizia que a terra está suspensa no nada

“O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada” (Jó 26.7)​.

“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-me saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? Sobre o que foram firmadas as suas bases...? (Jó 38.4,5,6).

“... porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo” (I Samuel 2.8).

A ciência moderna sabe que a terra se move livremente no espaço.

- A Bíblia afirma que a terra é um círculo 

“Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra...” (Isaías 40.22).

A noção de que a Terra é redonda indica que o formato do globo terrestre é esférico, em oposição à ideia da Terra plana.

O paradigma da Terra esférica apareceu na filosofia grega no século VI a.C. com Pitágoras, embora a maioria dos filósofos pré-socráticos defendesse o modelo de terra plana.

Nesse sentido, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o “geoide”, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. 

- A Bíblia já dizia que há caminhos no mar

“Assim diz o SENHOR, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda” (Isaías 43.16).

"...as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares" (Salmo 8.8).

Desde o século 19 as correntes ou caminhos oceânicos têm sido mapeados, e navios viajam por esses caminhos como caminhões viajam pelas estradas.

- A Bíblia diz que as estrelas diferem em glória

“Uma é a glória do sol, outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela” (I Coríntios 15.41).


Johann Bayer, astrônomo alemão (1603), inventou um método ou sistema para indicar o brilho ou a magnitude das estrelas. Nenhum astrônomo hoje nega este fato. As estrelas, agora se sabe, diferem em tamanho, cor, luz emitida, densidade e calor.

- A Bíblia afirma que o ar tem peso

Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele perscruta até as extremidades da terra, sim, ele vê tudo o que há debaixo do céu. Quando regulou o peso do vento, e fixou a medida das águas...” (Jó 28.23-26).

Os cientistas, em 1643, por meio de Evangelista Torricelli, um físico e matemático italiano, que criou o aparelho "Barômetro de Torricelli", um equipamento capaz de medir a pressão atmosférica, descobriram que o ar é constituído por vários elementos e é pesado. Ainda no século XVII Galileu descobriu que a atmosfera tem peso.

- O interior da terra tem fogo

“Quanto a terra... ...por baixo é revolvida como por fogo” (Jó 28.5).

A crosta da Terra está assentada sobre um fogo interior, onde fica o núcleo. A ciência se refere a “cristais de ferro”, “controle de moléculas”, formando uma bola sólida de ferro e níquel que causa altíssimas temperaturas.

- Impressões digitais

Ele sela as mãos de todo o homem, para que conheçam todos os homens a sua obra” (Jó 37.7). 

"Em séculos recentes os governos determinaram que as pessoas deviam deixar um carimbo pessoal nos documentos oficiais, quando não sabiam escrever. Esse carimbo era a impressão digital de um dedo. As mãos de cada homem têm um selo próprio. Não admira que as impressões digitais de cada um sejam diferentes. Esta verdade esteve sempre escrita nas sagradas escrituras", nos explica o pesquisador Alfredo P. Silva em seu blog.

- Rir faz bem à saúde

“Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste” (Salmo 51.8).

“O coração alegre é como o bom remédio” (Provérbios 17.22).

O escritor de Provérbios escreveu 3000 anos antes da ciência médica.

Um artigo no “The Birmingham News”, intitulado “Rir: Receita para Saúde”, afirma que a medicina revela que “durante o riso, o corpo recebe um medicamento prescrito, vindo diretamente do cérebro”.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), a endorfina é o hormônio liberado durante o riso, ele melhora a circulação e a eficácia das defesas do organismo, evitando doenças cardíacas, por exemplo. Pesquisadores afirmam também que a alegria aumenta a capacidade de resistir à dor, por conta da endorfina.

- A vida está no sangue

"Porque a vida da carne está no sangue..." (Levítico 17.11).

"É o sangue que dá continuidade a todos os processos da vida no corpo. O sangue é responsável pelo crescimento, constrói novas células, faz crescer os ossos. Por meio dele aparece a carne, cicatriza as feridas e combate as doenças" (books.google).

Quando citamos a Bíblia somos desprezados, zombados, como se fôssemos de outra Era...  Antiquados...  Retrógrados...  “Que exagero”! “Não é bem assim...”.  “Isso não tem nada a ver”! Dizem logo. “Vá por onde desejar seu coração ou seus olhos, porém, saiba, que de tudo isso Deus te pedirá conta” (Eclesiastes 11.9). “... Eu (Deus) exigirei contas” (Deuteronômio 18.18,19).

 

 

 

 

https://www.boavontade.com/pt/saude/endorfina-liberada-durante-o-riso-melhora-eficacia-das-defesas-do-organismo 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_redonda

ttps://books.google.com.br/books

https://defendendoafecrista.wordpress.com/2015/11/23/deus-criou-o-homem-do-po-da-terra-e-a-mulher-a-partir-da-costela-do-homem/

http://ateismorefutado.blogspot.com.br

alfredopsilva.blogspot.com

Vide tópico 56 - Referências Bibliográficas